10 maio 2020

Conselhos de São Jerônimo para escolha das amizades.


Conselhos de São Jerônimo para escolha das amizades.

“Evita as relações com senhoras casadas e mundanas; não suceda ocupar-se o teu espírito em ouvir assuntos de que o marido e a mulher trataram entre si. Conversas deste gênero te serão perniciosas. Para condená-las, serviu-se o Apóstolo de um verso profano, (113) em sentido religioso: "As más conversações corrompem os bons costumes". (114) A tradução literal em latim não conserva o metro jâmbico do verso grego. 

  
Escolhe por companheiras senhoras sérias, mormente viúvas e virgens, cuja vida seja de boa fama, o falar moderado e tendo por ornato santa modéstia. Foge das jovens lascivas, que enfeitam a cabeça, deixam cair os cabelos sobre afronte, cuidam da cútis, usam perfumes, mangas estreitas, vestes sem pregas, sandálias bordadas, para que, a título de virgens, mais caro se vendam. 


Não raro pelo procedimento das servas e fâmulas, julgam-se os costumes e inclinações de suas senhoras. Entre tuas companheiras, mereça ser tida por formosa e amável aquela que ignora a própria beleza, que despreza seus atrativos naturais e ao sair em público não descobre o pescoço e o peito, nem retira o manto para mostrar a cabeça, mas encobre o rosto e só mostra os olhos quando necessário, para caminhar.


Notas:
113. Esta expressão encontra-se em Eurípedes e Menandro. 
114. 1Cor 15,33.

Fonte: (AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. A Virgindade Consagrada. São Paulo: Edições Paulinas, 1990. 195p.)
http://alexandriacatolica.blogspot.com/2012/10/dos-bens-do-matrimonio-santo-agostinho.html
Título original: 18. Escolha das relações (Das Cartas de São Jerônimo a Demétria)

São Jerônimo com grande sabedoria 
nos propõe um direcionamento, para nos ajudar a escolher as nossas amizades, um católico não pode ser amigo do erro e do pecado, o católico deve selecionar suas amizades para que estas o ajudem no seu caminho de santificação proposto por Deus: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Tess 4,3).
Lembre-se: pessoas que devo conviver, não necessariamente podem ser boas amizades. Ame a todos, analise suas amizades atuais! Estas amizades te levam até Deus? Antes perder uma amizade, do que perder Cristo!

São Francisco de Assis e Santa Clara, exemplo de santa amizade! 

Veja também: