24 maio 2020

3 Classes de Coisas que Devemos Prever (São João Crisóstomo)


MEDITAÇÃO SOBRE AS TRÊS CLASSES DE COISAS QUE DEVEMOS PREVER

I. A prudência, que é como o olho de nossa alma, deve nos fazer prever três coisas. As adversidades, em primeiro lugar, porque elas nos atingem menos quando são previstas. É necessário que nos preparemos para receber das mãos de Deus tudo o que possa nos acontecer no estado em que nos alistamos. Se a adversidade que esperamos nos acontece, estaremos dispostos a recebê-la sem constrangimento, sem emoção e com mérito; Se a desgraça nos perdoa, Deus levará nossa boa vontade em consideração.

II. Muitas vezes caímos em pecado, porque não prevemos ocasiões em que seremos expostos a ofender a Deus. No início do dia e de suas principais ações, pense nos perigos em que corre o risco de te perderes, e fique atento a esses perigos, através do pensamento da presença de Deus e do relato que tu darás ao teu Juiz sobre a ação em questão.


III. Em resumo, preveja o bem que podes fazer em cada uma de tuas ações, assim como o comerciante prevê todas as ocasiões de enriquecimento. Terias alcançado um alto grau de perfeição se soubesses aproveitar todas as ocasiões para te santificar. Quantas vezes por dia poderias desistir de tua própria vontade, privar-se de algum prazer, exercer a caridade para com teu próximo, elevar teu coração a Deus, oferecer tuas ações! Aqui está onde deves exercer tua prudência, em vez de considerar como pode acumular bens que abandonarás até a morte. Nós descuidamos de nós mesmos e colocamos todos os nossos esforços naquilo que não pode nos seguir na vida após a morte.

(São João Crisóstomo)

Nenhum comentário:

Veja também: